ÁGUA

Práticas para economizar água


É verdade que a Terra é conhecida como Planeta Água, mas não estamos podendo esbanjar. Ao colocar no papel a porção de água doce que, de fato, está disponível para consumo em todo o mundo, é muito pouco: 0,26% (o que representa 13 gotas em um balde de 10 litros). Que tal fazer a sua parte para esse recurso (finito) durar ainda por muitos e muitos anos?

Falar de economia de água em um planeta onde 75% da superfície é coberta pelo recurso hídrico parece papo de "ecochato", mas não é. O Planeta Água, como é conhecida a Terra, pode sim secar e esta realidade está mais perto de acontecer a cada dia, por conta do desperdício e da contaminação da água.

A ONU já alertou: se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento - sem contar as 768 milhões de pessoas que já não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda mais complicada.

O desperdício começa na própria rede de distribuição, por conta de problemas como vazamentos e "gatos" - sabia que, no Brasil, a cada 100 litros de água coletados, apenas 64 chegam ao seu destino? -, e se agrava quando o recurso entra na casa dos brasileiros.

Economizar água já é uma necessidade urgente em todo o mundo e, além de não ser tão difícil, pode aliviar as despesas no fim do mês. Duvida? Confira 15 dicas supersimples que selecionamos para você começar a poupar água em casa hoje mesmo.

Adotar hábitos de consumo conscientes, em um ano é possível economizar mais de 14 mil litros, o equivalente a um caminhão pipa e meio cheio de água. E, se a calçada não estiver tão suja, opte apenas pela vassoura e deixe o "banho" para outra ocasião.


Foto: Planeta sustentável
Água - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Feche a torneira